Dicas de monografia, TCC e o seu futuro

28 01 2011

Todo mundo, ou pelo menos todo mundo que quer ser alguém, sonha em terminar uma faculdade. Isso é um fato, ainda mais com a famosa máxima do “com estudo é difícil, imagina sem!”.

Porém há uma outra máxima, não tão conhecida, que diz: entrar na faculdade é difícil, sair é mais ainda! Claro que eu sei, você sabe, todo mundo sabe, que tem muita faculdade meia-boca por aí que praticamente vende o diploma por mensalidades módicas e taxas populares. Mas não vamos generalizar, vamos falar das boas instituições públicas e das muitas instituições particulares sérias.

Então, voltando ao foco… sair da faculdade é difícil! Obviamente que não estou falando em abandonar a faculdade, e sim em concluir a faculdade. E aí está a palavrinha chave: concluir.

Em todo final de faculdade nos deparamos com um problemão: a monografia, ou TCC (trabalho de conclusão de curso).

E agora, o que eu faço?

O primeiro problema: como escolher um tema?

Quando falamos na área de tecnologia sabemos muito bem que o que é novidade hoje será ultrapassado daqui um ano (as vezes mais, as vezes menos). Porém pra escrever uma monografia/tcc bem escrito precisamos de tempo, então o que fazer se a tecnologia que eu escolhi saiu do foco nesse meio-tempo?

Sinceramente? Não sei!

Mas podemos evitar esse problema. Aí você me pergunta: como?

Devemos nos atentar para o que está surgindo agora, e o que está sumindo agora. Isso demanda tempo, demanda pesquisa, e varia muito de acordo com o seu foco.

Quando eu me formei escrevi a respeito de BI (business intelligence). Porém não levei para o lado técnico, e sim para o lado gerencial, onde abordei a respeito de quais os pontos em que o BI pode auxiliar na tomada de decisão, tomando como base o Modelo das Cinco Forças, de Michael Porter.

Note para um detalhe: peguei um tema atual, sobre um tipo de sistema que está em alta, mas não me apeguei no sistema, e sim no conceito. Em algumas áreas isso pode ser a chave para escrever um TCC que não ficará ultrapassado enquanto você ainda está escrevendo.

 

E como saber o que está em alta?

 

É necessário estar antenado ao que se passa no seu mundo. Pegando pela área que eu conheço, que é TI, é preciso estar sempre atento ao que grandes blogs divulgam, como o Gizmodo e o Tecnoblog, além dos principais portais, como iMasters e o site da revista Info. Aqui no Profissão:TI também estarei publicando sempre os assuntos mais relevantes da atualidade, o que pode ser de grande ajuda se você está levantando um tema para escrever.

Hoje eu citaria como bons temas a Mobilidade, com os tablets (postei sobre isso aqui recentemente) e smartphones ganhando grande espaço no mercado. Além disso podemos citar a TI Verde, que é a capacidade de sustentabilidade do setor, logística reversa de equipamentos e tudo o que é voltado a agredir menos o meio-ambiente. Posso citar também o Cloud Computing, ou Computação na Nuvem, que é  um tema bastante interessante que provavelmente terá uma publicação aqui nos próximos dias.

E a dica mais valiosa: não deixe para a última hora!

Comece a pesquisar antes, anotar, encontrar referências e se possível escrever com antecedência. Isso evita uma carga enorme de stress se você estiver muito perto do prazo e precisar escrever mais ou ajustar algo.

E lembre-se: você precisará pesquisar MUITO para escrever uma monografia, e isso pode afetar diretamente sua carreira.

Como? Simples: as vezes você acha que gosta de X, mas ao pesquisar esse tema para sua monografia você descobre Y, e se identifica mais. Isso pode mudar seus planos para o futuro, e isso é muito bom! Há sempre o risco de quebrar a cara, mas é melhor você errar quando é um recém-formado sem família para sustentar (não é o caso de alguns, mas é a maioria) do que no futuro, quando outras vidas dependerem de você.

Acções

Informação

8 respostas

28 01 2011
Fernando G. R.

Parafraseando um antigo poema de Christian Hebbel – “Não é apenas como general que se conquista o mundo, subjugando-o, mas também como filósofo, penetrando nele, e como artista, acolhendo-o em si e recriando-o” – para a escolha de um tema ser quase perfeita é necessário pensar muito como um filósofo, recriá-lo como um artista para no final, vangloriar-se com a vitória como um general conquistador.

31 01 2011
Bruno H. Paes

Valeu Fernando, seus comentários sempre enriquecem o conteúdo do Profissão:TI! Abraços!

25 08 2011
Jefferson Romano

Boas dicas. Estou meio perdido mas acho que não devemos entrar muito no lado técnico da coisa. Faço pós em Gestão de TI e acho que o lado gerencial tem mais haver nesse caso.

Abraço

25 08 2011
Bruno H. Paes

Isso aí Jefferson, fazer uma monografia/tcc é trabalhoso mas temos que fazer, então vamos fazer o melhor! No caso da sua pós com certeza o ideal é focar o lado gerencial!

Em tempo: acompanhe os posts novos em http://www.brunohpaes.com.br/blog

Abraço!

27 09 2011
Leonardo Fernandes

Ola, Bruno

Estou realizando pesquisas para elaboraçao do meu TCC para uma pós em gestão de TI.
Trabalho em uma empresa que a 5 anos vem desenvolvendo um sistema de gerenciamento operacional ( pode-se chamar de um ERP proprio) e minha idéia era trabalhar em cima do tema BI, como uma segestão de ferramenta para tomada de decisões, mas com foco justamente no conceito, no processo, algo direcionado para um diretor, um gestor financeiro e nao entrar em detalhes técnicos sobre o BI.
Vi entao seu texto, e gostaria de lhe pedir apoio sobre indição de materiais relacionado ao lado gerencial do bi.

Obrigado,

Leonardo Fernandes

1 03 2012
Aline Valezi

Olá Bruno,
Estou coleta de materiais para o meu TCC que terá como tema BI, se pudesse me passar ou indicar materiais para auxiliar seria de grande ajuda, gostaria de um enfoque mais técnico de como essas ferramentas trabalham, como essas funcionam internamente; se houver material desse tipo seria de grande ajuda ou qualquer material mesmo sendo da parte gerencial, ainda estou me posicionando dentro do tema.
Grata

20 04 2012
Dândara

Prezados,

Vocês poderiam me auxiliar na pesquisa? Mandar materias sobre BI, que também é o tema que eu escolhi.

Obrigada

15 05 2012
Karina Fontenele

Otimo artigo!
Ainda estou em batalha para fazer meu tcc,sendo que ja finalizei a facul a 2 anos. Mas a dica e otima, bem estimulante…
Parabens!

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

