O que é mais importante para um profissional de TI?

21 10 2010

Quando se fala em profissionais de TI a primeira coisa que as pessoas pensam é naquele esteriótipo do NERD, cabelo penteado de lado, quieto, alheio à vida social. Mas não é bem assim.

Os profissionais de TI não têm que ter esse jeitão

A área de TI é bastante ampla, indo desde os profissionais que trabalham com layouts de sites até analistas de negócio, DBA’s (Database Administrators), enfim, perfis muito diferentes.

Mas para todos esses profissionais, que mesmo diferentes são da mesma área, uma coisa é essencial: a capacidade de adaptação.

Muitos aqui vão me criticar dizendo que há o lado técnico, essencial para um profissional de tecnologia. Mas eu insisto em dizer que o mais importante é saber se adaptar.

De que adianta um profissional com N certificações, que domina as ferramentas, mas que quando é colocado em uma equipe não consegue se relacionar, tem dificuldade em seguir o que o grupo determina, não se adapta ao fato de estar trabalhando em equipe?

Ou um profissional que é muito bom em análise e desenvolvimento de sistemas, mas que tem dificuldade em entender os processos da empresa do cliente. Se ele não “se moldar” ao que o cliente precisa ele não vai fazer um bom sistema.

O saber se adaptar é relativo. Existe a necessidade de se adaptar aos colegas de trabalho, visando o bom convívio, adaptar-se aos clientes da empresa, visando entender seus processos, adaptar-se à novas tecnologias, buscando sempre o melhor trabalho.

Todos nós, profissionais da área, já passamos por situações assim, desde a troca de emprego até a adaptação à uma metodologia, a um novo gerente, a uma tecnologia nova, afinal o mundo muda rápido, o mundo da tecnologia ainda mais rápido.

Adaptar-se é preciso

Então, sem medo de errar, eu digo: o que é mais importante para um profissional de TI é a capacidade de adaptação, a modus operantis, metodologias, técnicas, pessoas, clientes, tecnologias, enfim, a um monte de coisas que nos deparamos todos os dias. Acredito que isso seja uma verdade em outras áreas também, mas como não conheço não afirmo, mas em TI eu acredito e penso que muita gente acredita que essa é a capacidade mais rara e mais importante: adaptabilidade.

Há excelentes técnicos no mercado, muito grandes webdesigners, grandes analistas, DBA’s com muitas certificações. Mas todos eles precisam se adaptar a alguma coisa.

Pense nisso!

 

 


Ações

Information

One response

7 02 2011
Antes da camisa da empresa eu visto a minha! « Profissão: TI

[…] se vivemos em um ambiente tão volátil temos que ter uma capacidade de adaptação muito grande. E, para isso, temos que ter nossa mente aberta, aprender coisas novas, estar de olho […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: