O que esperar de 2011?

18 01 2011

Sinceramente?

Não sei!

A concorrência é cruel!

O mercado de trabalho tem MUITAS vagas para a área de tecnologia. Porém não há profissionais qualificados para suprir toda essa demanda.

Por outro lado ainda vemos muitas empresas que querem contratar um profissional com experiência, certificações, graduação, pós-graduação, MBA, bilíngue, trilíngue, poliglota, troglodita, etc, etc, etc, e pagar salário de estagiário. E é uma realidade que vemos, principalmente fora dos grandes centros.

Experiência própria: trabalhei em um lugar que tinha um salário, digamos, incompatível. Porém, cidade pequena, poucas empresas da área, eles “fazem o que querem” com o mercado. A solução? Ir embora pra outro lugar com mais oportunidades, plano de carreira, melhor salário. Enfim, a solução é estar sempre atento e saber se seu salário e, nunca esquecer isso, se seus benefícios estão compatíveis com o mercado. Além disso é importante ter em mente se nessa empresa onde você está haverão oportunidades futuras (consulte funcionários mais velhos de casa se essa informação não for bem ventilada), ou se há um plano de carreira bem definido.

E no geral, o que virá em 2011?

Particularmente eu aposto na mobilidade. Será o ano dos tablets, como podemos ver no último CES o quanto as grandes fabricantes estão apostando nisso. Claro que o preço proibitivo no Brasil vai fazer com que aqui não tenhamos o mesmo avanço que lá fora, mas teremos avanços.

Há outros pontos também, como corte de custos e empresa 2.0. No FGR Blog tem um post falando sobre isso, leia lá!

No mais, temos que correr atrás. As oportunidades passam lá fora, basta estar atento e capacitado para abraça-las.

Bom 2011 para todos!


Ações

Information

2 responses

18 01 2011
Fernando G. R.

Concordo plenamente, Bruno, temos é que correr atrás e o principal: juntar forças. Agradeço ao link para meu blog e estou a disposição para uma possível parceria.
Excelente trabalho em seu blog, irei divulgá-lo na seção “Links & Partners” (http://fernandogr.com.br/blog/?page_id=1576)

Abraço e continue sua caminhada.

20 01 2011
TI movimentará US$ 3,6 trilhões em 2011 « Profissão: TI

[…] uma postagem anterior comentei sobre o que esperar de 2011. Vários pontos foram citados, muita coisa foi falada, mas não comentei a respeito do lado […]

Deixe um comentário